E5 ERASMUS +

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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ERASMUS + EF (Educação e Formação)

OBJETIVOS DO PROJETO:

Promover o desenvolvimento de uma Europa do conhecimento, a todos os níveis de educação e formação.

Contribuir para a internacionalização e excelência do ensino e formação na União Europeia, incentivando a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor, e promovendo a igualdade, a coesão social e a cidadania ativa.

Contribuir para alcançar os objetivos do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo da Estratégia Europa 2020.

AÇÕES DO PROJETO:

KA1 – Mobilidade Individual para Aprendizagem

KA2 – Cooperação para a inovação e intercambio de boas práticas

KA3 – Apoio à reforma das políticas

Atividades Jean Monnet Desporto

ENVOLVIMENTO DA ESCOLA NO PROGRAMA:

A Escola foi e é, atualmente, beneficiária do programa ERASMUS + na ação KA1.

Estes projetos oferecem oportunidades para que os participantes possam “melhorar as suas competências, aumentar a sua empregabilidade e ganhar consciência cultural.”

O projeto já executado “New aproaches to improve technical, pedagogical and social skills on VET” teve a duração de 18 meses, de 15 de junho 2016 a 14 de dezembro de 2017 e beneficiou 17 participantes (10 alunos + 7 elementos do staff). As mobilidades realizaram-se em Valencia (Espanha). Este foi um projeto muito interessante e com impacto muito positivo na vida dos participantes que se refletiu nos níveis de conclusão do curso e na empregabilidade após a formação.

O projeto que decorre “New flys – Social and professional skills to grow” (entre 1 de setembro de 2019 e 31 de março de 2020) beneficia um total de 20 participantes: 8 elementos do staff, 10 mobilidades curtas e 2 mobilidades longas.

Este projeto, responde ao desejo da escola de retomar o desenvolvimento de atividades a nível europeu, de aumentar a sua atratividade, de conhecer outras metodologias de ensino e boas práticas organizacionais no ensino profissional, nomeadamente, as que se alinham com os desafios e exigências da UE, assim como, proporcionar aos alunos e staff experiências diversificadas de enriquecimento pessoal e profissional que lhes permitam adquirir novas competências sociais e profissionais e, consequentemente, melhorar a taxa de empregabilidade dos alunos e de desempenho do staff.

O projeto inclui o desenvolvimento de atividades para os estudantes e recém-formados, que promovam a aproximação à língua e cultura do país vizinho e aos valores europeus e uma experiência profissional na sua área de formação, mas num ambiente culturalmente rico, sendo o período de mobilidade a realizar em Valência, uma cidade do sul de Espanha com forte dinamismo cultural e empresarial. As atividades de mobilidade de curta duração terão uma duração coincidente entre si e coincidente com parte das ações de mobilidade de longa duração - ErasmusPro, para os alunos recém-formados.

Pretende-se que os alunos, a par da realização de um estágio numa entidade acolhedora da sua área de formação profissional, onde possam consolidar aprendizagens e desenvolver novas competências, os alunos possam ainda beneficiar de um programa cultural/formativo complementar que concorra para o aperfeiçoamento das competências definidas pelo perfil profissional do curso em causa e para uma cidadania europeia mais ativa. Para além da mobilidade de aprendentes, o projeto tem uma importante componente de mobilidade de pessoal que tem como objetivo contribuir para aquisição de novas competências profissionais, a serem partilhadas e debatidas no final das atividades de forma a impulsionar o projeto da escola, melhorando processos pedagógicos e organizacionais e estimulando o empreendedorismo juvenil e a introdução de novas práticas pedagógicas. Os resultados do projeto serão disseminados na escola e fora dela (na comunidade local e regional) e espera-se que constituam um estímulo para a replicação e ampliação das tipologias de projetos europeus em que a escola participa, que introduza inovação na organização dos processos de ensino-aprendizagem e que contribua para a internacionalização e atratividade da escola.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES:

Os participantes deverão demonstrar um conjunto de aptidões pessoais que concorram para o sucesso da mobilidade: interesse, espírito de iniciativa, flexibilidade e tolerância à adversidade e boas competências comunicacionais. Estas características serão cruzadas e ponderadas com o desempenho académico.

Perfil pessoal;

Enquadramento socioeconómico;

Desempenho académico;

Participação nas atividades curriculares e extracurriculares que a escola dinamiza;

Progressão linguística e cultural;

Disponibilidade.

O processo de seleção respeitará os princípios da igualdade de oportunidades e de género e não existirá qualquer forma de discriminação.

A ponderação destes critérios e os instrumentos a utilizar serão definidos pela equipa pedagógica da escola.

No que diz respeito às atividades de mobilidade do pessoal serão envolvidos colaboradores com responsabilidade ao nível da coordenação de curso e/ou outros que participem ao nível da definição e decisão da estratégia da instituição.

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