World Biospheres by Girls and Women
Este projeto tem 2 eixos de intervenção principais que se intersetam: a capacitação feminina e a conservação da natureza enquanto motores de desenvolvimento local capazes de fixar jovens numa região em que os índices de envelhecimento são dos mais elevados do país.
Pretende-se que a fixação das jovens, público-alvo do projeto, ocorra em consequência da capacitação adquirida através de experiências de trabalho em projetos de conservação da natureza, enquadrados por figuras de proteção ambiental desses territórios, em países de língua portuguesa, nomeadamente, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, em complemento dos conhecimentos e experiências vividas na região.
O projeto procura estabelecer pontes entre os projetos de conservação da natureza desenvolvidos localmente no quadro do Parque Natural do Vale do Guadiana e da Reserva da Biosfera de Castro Verde e projetos similares, orientados pelos mesmos princípios universais, a decorrer em parques naturais ou reservas da biosfera dos países referidos.
Espera-se, assim, que o projeto contribua para o desenho de um percurso profissional que tenha na sua base mais conhecimento, mais competências e mais experiência de vida.