E1 Escola de Caça, Pesca e Natureza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

M

ESCOLA DE CAÇA, PESCA E NATUREZA

O projeto reúne três linhas de ação distintas mas complementares entre si e coerentes com o Projeto Educativo de Escola. Pretende estruturar e operacionalizar um conjunto de ideias e convicções de elementos de uma equipa de trabalho permanentemente inquieta e à procura de soluções que melhor sirvam à comunidade em que se insere.

Pretende-se que seja uma peça de um “puzzle” maior que se vai construindo em Mértola à volta das questões da Natureza e Biodiversidade que devem harmonizar-se com as atividades humanas: Caça, Agricultura e Turismo sustentáveis geradoras de riqueza humana e económica.

A Caça enquanto atividade identitária do concelho constitui uma das linhas principais de trabalho. Uma área em que a Escola aposta desde 2011. Ao longo dos diversos ciclos de formação consolidou uma rede de parcerias, viveu um conjunto de experiências e ganhou uma consciência que permite agora lançar este novo desafio alicerçado na noção de que existe a necessidade real de impulsionar o nível de literacia de todos os que nela se movimentam sob pena de sucumbir aos grandes desafios que tem pela frente (diminuição acentuada das populações cinegéticas autóctones, diminuição do número de caçadores, regras e legislação complexificada, animosidade por parte da sociedade urbana, etc). A educação e formação para outros atores, para além dos jovens no contexto dos cursos profissionais, constitui assim o contributo da EP ALSUD para essa realidade.

A ligação de Mértola ao rio e à atividade piscatória é outro dos pilares identitários deste território. Revitalizar essa ligação parece-nos, igualmente, possível através quer da valorização do património cultural que encerra, quer dos conhecimentos técnicos e científicos inerentes a este ecossistema que sustenta toda a área do Parque Natural do Vale do Guadiana.

A escola de natureza terá como missão criar experiências de conhecimento e usufruto dos meios naturais com base nos princípios éticos transversais a todas as linhas deste projeto. O programa de trabalho pode atravessar várias faixas etárias e assumir diferentes modalidades. Um dos objetivos centrais será a aproximação da população jovem urbana ao meio rural e/ou a consolidação da ligação dos jovens que vivendo em meio rural não o conhecem de forma profunda. Poderá estender-se a outras faixas etárias através da criação de comunidades de aprendizagem alternativas às convencionais.