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Este sistema de garantia da qualidade surge no contexto do Processo de Copenhaga que se propôs desenvolver instrumentos e princípios comuns, na União Europeia, com o objetivo de promover a transparência e a qualidade de competências e qualificações que facilitassem a mobilidade de pessoas na perspetiva da plena realização do Mercado Comum. Surge em 2009 por Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho da Europa. (Galvão, 2015).
A Escola Profissional ALSUD iniciou, formalmente, este processo a 15 de maio de 2019, terá a duração de 18 meses, terminando o processo de implementação em novembro de 2020.
OBJETIVOS:
Aumentar a transperência e a mobilidade de alunos / formandos e trabalhadores;
Valorizar a permeabilidade entre o EFP e o Ensino Superior na perspectiva da aprendizagem ao longo da vida;
Tornar o EFP mais atrativo.
O que implica?
Quais são os fatores-chave?
Orientação profissional e aconselhamento de carreira;
Envolvimentos dos stakeholders internos e externos;
Alinhamento entre a EFP e as necessidades de mercado de trabalho;
Enquadramento jurídico-institucional da EFP;
Combinação de aprendizagem em contexto escolar e aprendizagem em contexto de trabalho.
Fim último a alcançar:
A melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
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