E6 Hortas Floresta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

M

HORTAS FLORESTA

Sob a coordenação do projeto Life in Syntropy e com o apoio da Associação Terra Sintrópica,  da SOMINCOR e no quadro das AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo) promovidas pelo Município de Mértola, a nossa escola iniciou no ano letivo 2018/2019 a coordenação pedagógica desta AEC a que a equipa chamou de  Horta Floresta.

O fundamento técnico e pedagógico baseia-se nos princípios da Alfabetização Ecológica e da Agricultura Sintrópica. Nessa base procura-se o contacto direto com a natureza e o exercício consciente da observação e do manuseamento da terra, das sementes, plantas e dos seus frutos, desde a plantação à confeção dos alimentos.

As técnicas de cultivo são associadas aos princípios da Agricultura Sintrópica na perspectiva da recuperação dos solos pelo uso, pelo cultivo de alimentos diversos incluindo plantas perenes comestíveis e adaptadas ao clima, o uso mínimo de irrigação, zero fertilizantes sintéticos e zero biocidas e o aumento das áreas de sombreamento e drenagem.

O projeto funciona em todos os centros educativos:

Mértola – mais apoiado nas atividades de educação ambiental dado que não há espaço de horta físico.

Algodor – nas instalações do Centro Educativo do Algodor

S. Miguel do Pinheiro - nas instalações do Centro Educativo de S. Miguel do Pinheiro

Mina de São Domingos - nas instalações do Centro Educativo da  Mina de São Domingos

Santana de Cambas  - nas instalações do Centro Educativo de Santana de Cambas.

O Centro Educativo de Santana de Cambas apresentou o projeto no âmbito do concurso GALP Missão Up e ganhou o 2º prémio.

No ano letivo 2019/2020 a gestão da Horta Floresta passou diretamente para a Associação Terra Sintrópica e o Projeto Life in Syntropy

vídeo do projeto que ganhou prémio