Artigos

Técnicas de Gestão Cinegética

Sexta-feira dia 3 de novembro, os alunos do 1º ano do Curso de Técnico de Gestão Cinegética da E.P. Alsud deslocaram-se à Zona de Caça Turística Vinhos Margaça para uma Ação de Formação em Contexto de Trabalho.

Esta Propriedade em Pias, Concelho de Serpa, é uma Zona de Caça muito especial:

Muito recentemente, foi construída uma grande barragem de rega dentro da propriedade o que conduziu à transformação da forma de aproveitamento dos recursos. A atividade agrícola redimensionou-se e foram instaladas culturas de regadio intensivas de olival e amendoal, em conjunto com a vinha que, como o nome indica, já existia.

 

A Zona de Caça dispõe -  ainda - de uma área de “olival tradicional”, com um compasso das oliveiras de 14X14 metros, e outra área de pousio sem arvoredo, no perímetro da barragem que têm, no seu conjunto, ótimas condições para a implementação de um mosaico cultural condizente com a melhoria da qualidade do habitat que pretendemos nessas zonas.

Por outro lado, existem excelentes condições de habitat na zona de caça para as aves migratórias, rolas, patos, codornizes e tordos e, prolifera ali, também uma importante colónia de coelhos que aparenta resistir à DHV e que, feliz ou infelizmente - conforme o ponto de vista - habita numa zona inconveniente: A Vinha!

 A Ação de “Técnicas de Gestão das Populações Animais” que fomos realizar - seis tentativas, seis -  para capturar coelhos vivos na Vinha a fim de os reinstalar em dois parques pré-construídos para esse fim no “olival tradicional”, revelou-se infrutífera; precisávamos de 10 coelhos machos por cada 40 fêmeas, e apanhámos 2 machos e 3 fêmeas...

Os coelhos, muito conhecedores do próprio habitat, durante as seis “batidas em seco” que realizámos em posições diferentes dentro e em redor das vinhas, procuravam rapidamente os “covais”, refugiando-se aí não chegando às “portas” onde os esperávamos com a “rede de tresmalho” para os apanhar vivos.

Não nos damos por vencidos e, assim que for oportuno, voltaremos com outras redes e um método mais eficaz a fim de realizarmos, agora com êxito, esta operação minuciosa de Gestão dos Recursos Cinegéticos.

 

Aproveito para elogiar o comportamento dos alunos desta Turma e agradecer o empenho e desempenho que tiveram em conjunto com os nossos ex alunos Fabio e Henrique que colaboraram também nos trabalhos desse dia.

João Grosso

 

 

 

Logo Financiamento
Copyright 2014

©