Hortas do Convento

 

Descrição do Projeto

A atividade agrícola de subsistência, materializada sob a forma de hortas, é uma atividade desenvolvida desde os tempos imemoriais. No Convento de São Francisco de Mértola, dada a localização e as características excecionais do terreno, esta atividade foi exercida até aos anos 80 do século passado.

De modo a preservar e a recuperar esta componente da ruralidade em espaço urbano e envolvendo neste processo a comunidade local, o Município de Mértola em parceria com a proprietária do Convento de São Francisco, a Associação entre Dois Rios e a Cooperativa ALSUD estão empenhadas em implementar o projeto "Hortas do Convento".

 

 

Objetivos

  •  Fomentar a prática da horticultura como atividade de lazer;
  • Promover uma alimentação saudável com produtos provenientes da agricultura tradicional e biológica;
  • Diminuir o impacto das despesas com produtos hortícolas na economia familiar e ao mesmo tempo aumentar a sua utilização e promoção da diversidade na alimentação;
  • Sensibilizar e educar a população para o respeito e defesa do ambiente;
  • Valorizar o espírito comunitário na utilização e manutenção do espaço;
  • Potenciar a utilização da compostagem  e sensibilizar a população para os resíduos produzidos individualmente;
  • Promover a transmissão de valores e práticas ligadas à terra e às atividades manuais e artesanais, preservando a ruralidade em espaço urbano.

 

 

Contribuição da Escola Profissional ALSUD no Projeto

A Escola Profissional ALSUD apresentou uma proposta de Manual de Boas Práticas de Cultivo elaborado por duas alunas do Curso de Gestão de Ambiente, nomeadamente a Vera Barão e a Patrícia Rosa (2011/2012) onde se destacam formas tradicionais de horticultura, o respeito pelo ambiente e a transmissão de conhecimentos. Este Manual foi posteriormente distribuído aos hortelões que participam no projeto, contribuindo assim com vários conselhos e boas práticas em modo de produção biológico.

Logo Financiamento
Copyright 2014

©