Entidade

A Escola Profissional ALSUD foi criada com o objetivo de absorver a delegação de Mértola da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça. A transferência fez-se em Janeiro de 2008 e incluiu toda a oferta formativa, alunos, professores, funcionários, direção, instalações e equipamentos. A mudança assumiu-se quer como uma continuidade do projecto pedagógico vivenciado durante 15 anos de ensino profissional sob o nome do professor Bento de Jesus Caraça, quer como um crescimento e rentabilização dessa experiência através da diversificação das áreas formativas e da sua expansão para outros locais.

Em Mértola, ao longo de 15 anos, especializámo-nos na área formativa do património, em especial na arqueologia e na recuperação do património edificado, do turismo e da animação. Para a nova geração de Escola queremos estender e aprofundar essas áreas nos outros concelhos da ALSUD e abarcar outros domínios formativos em que há carência comprovada de técnicos especializados como no ambiente, na eletricidade, nas energias renováveis, nos sistemas de tratamento de águas, nas indústrias extrativas e na gestão cinegética.

Em conclusão os objetivos e os valores da ALSUD, Escola Profissional são consonantes com os consignados na Lei de Bases do Sistema Educativo”, com os valores e princípios cooperativos e pressupõem uma conceção da educação orientada para um desenvolvimento sustentável e equilibrado da sociedade e do ambiente, uma visão de escola positiva e dinâmica orientada para a comunidade e uma visão do indivíduo como ser ímpar e com ilimitada capacidade de se superar a si próprio.

 

Sobre o logotipo da ALSUD

O logotipo da Alsud é inspirado num mosaico islâmico do século XII, encontrado em Mértola e que é um testemunho material da civilização islâmica, cuja presença foi marcante em toda a região do Baixo Alentejo e Algarve. O mosaico foi elaborado a partir de uma técnica caracteristicamente islâmica (a técnica da corda seca) e os  motivos geométricos representados eram, e são, muito utilizados como elementos decorativos na arte e no artesanato islâmico.

 

Com esta inspiração histórica e cultural, o motivo decorativo do mosaico foi estilizado e as suas cores recriadas de forma a incorporar as várias entidades e regiões que sustentam o projecto cultural da ALSUD. O amarelo e vermelho representam as realidades geográficas e culturais do Baixo Alentejo e Algarve Interior, o azul, a ligação ao mar e ao litoral e o verde associa-se ao Rio Guadiana e ao seu papel na construção deste território a que gostamos de chamar Alengarve, junção de Baixo Alentejo com Sotavento Algarvio. As várias pétalas representam pólos ou pessoas no projeto educativo, valem pela sua individualidade e diferença mas só fazem sentido quando envolvidas no todo para o qual participam. 

 

 

Logo Financiamento
Copyright 2014

©